quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Sobre a Ortotanásia



O que é Ortotanásia? De acordo com estudiosos, ortotanásia seria o antônimo de morte natural. Não apressa nem estende o processo de morte, sendo, portanto, mais uma via que não a eutanásia e distanásia.
 Então, qual a diferença entre deixar o indivíduo morrer naturalmente e a prática da ortotanásia? Na verdade, na ortotanásia se propõe o uso de métodos paliativos que visam o cuidado do paciente tanto no aspecto físico, emocional, social e espiritual. Dessa forma, os cuidados paliativos são de grande importância para o alívio da dor e sofrimento, de modo a proporcionar qualidade de vida aos pacientes e por fim uma boa morte.
Logo, compreende-se porque a ortotanásia possui mais aceitação social que a distanásia e eutanásia. Além de não desrespeitar certos dogmas de religiões, tais como o de não matar no cristianismo, garante que a morte irá ocorrer, obviamente pela enfermidade não responder ou ter tratamentos curativos, e também que o processo de morte será menos doloroso e sofrido possível. Assim, a ortotanásia parece ser um meio termo entre a distanásia e a eutanásia.
Por fim, os cuidados paliativos parecem ser uma alternativa interessante. Não que exclua a reflexão ou mesmo a possibilidade de uso das outras duas vias citadas, mas assegura o direito da dignidade humana, no processo mais difícil da vida, que é o de morte.


Referências Bibliográficas:

REIRIZ A.B. et al.,Cuidados Paliativos, a terceira via entre eutanásia e distanásia: Ortotanásia

Por: Luiz Guilherme


Nenhum comentário:

Postar um comentário